Como bloquear (e desbloquear) acesso a sites sem instalar programas


Olá, pessoas felizes!

Já faz um tempo que algumas pessoas me perguntam como fazer esse bloqueio pra manter a segurança dos computadores de casa e evitar que as crianças tenham acesso a sites maliciosos, pornográficos, etc.
Até mesmo bloquear (ou desbloquear) temporariamente sites como Facebook, Orkut e outros sites que atrapalham em épocas de provas e estudo.

Existe uma forma super simples de se fazer isso e você não precisa instalar nenhum tipo de programa em seu computador. 

Vale lembrar que esse método NÃO é indicado para usar em seu local de trabalho, pois empresas normalmente usam outro sistema mais complexo.

De forma bem simplificada, basta você abrir "Meu Computador" e na parte de endereço colar esse caminho aqui: %systemroot%\System32\Drivers\etc\hosts
onde colar (clique para ampliar)
Esse é o caminho para um arquivo chamado hosts. Assim que você colar o endereço e apertar "Enter" vai aparecer a seguinte tela na sua frente:
clique para ampliar
Nessa janela, basta escolher a opção "Bloco de Notas" e clicar em "OK" para que você possa editar esse arquivo.

No bloco de notas, bem no final você vai adicionar uma nova linha para cada site que você quer bloquear, sempre botando esses números antes do endereço do site: 127.0.0.1
clique na imagem para ampliar
É importente lembrar do espaço entre o número e o endereço do site
127.0.0.1 www.facebook.com 
127.0.0.1 www.facebook.com.br
127.0.0.1 https://www.facebook.com.br

Eu prefiro botar o último número sempre diferente, apenas pra deixar mais organizado mesmo. No meu fica assim:
127.0.0.1 www.facebook.com
127.0.0.2 www.facebook.com.br
127.0.0.3 https://www.facebook.com.br

Das duas forma funcionam bem.
Por fim basta simplesmente "Salvar" o arquivo por cima do arquivo original (não use "Salvar como..." para não criar outro arquivo).

Como deu pra perceber esse é um procedimento que bloqueia apenas 1 computador e por isso não é indicado pra grandes empresas que precisem bloquear vários computadores. 
É interessante escrever variações do mesmo endereço (com ou sem .brhttps, etc) pra garantir que o endereço será mesmo bloqueado não importando de que forma a pessoa o escreva no navegador.

Para desbloquear basta abrir o arquivo hosts dessa mesma forma: %systemroot%\System32\Drivers\etc\hosts e deletar todos os endereços bloqueados.

É isso aí, gente, qualquer dúvida basta escrever aqui nos comentários. 
Eu tentei explicar de uma forma bem simples pra que todas as pessoas pudessem entender, até mesmo aquelas que não sabem fazer muitas coisas no computador. 
Espero que eu tenho conseguido deixar a explicação o mínimo técnica possível. Se eu não consegui, me desculpem, prometo escrever menos "programês" da próxima vez.

Super beijinhos!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. FUI TENTAR DESBLOQUEAR DEU A MENSAGEM QUE NAO POSSO SALVAR PORQUE NAO TENHO PERMISSAO QUE DEVO PROCURAR UM ADMINISTRADOR OQUE EU FAÇO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu sou administrador de empresas. Posso te ajudar? Cobro R$ 1.500,00 para realizar o desbloqueio. ahsusahuashaushasuhas

      Você tem que abrir o arquivo com privilégios de administrador, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opçõa "executar como administrador".

      Excluir
  2. nao conseguir desbloquear"...

    ResponderExcluir
  3. Puts vai se matar... Burro do inferno..

    ResponderExcluir

Nada melhor pra fazer então vamos comentar nasse bagaça ;P